Nos próximos meses, as empresas se tornarão mais dependentes do que nunca de uma estratégia digital. Sem querer parecer alarmista demais, em muitos casos, será o fator decisivo para que elas superem os tempos difíceis que estão pela frente.
O desaparecimento quase total sem precedentes de todos os canais relacionados a eventos e conferências presenciais, e as crescentes barreiras nos negócios cara a cara, representam um enorme desafio. A chave para a resiliência é o desenvolvimento de contingências on-line para mitigar essa perda.

Por que as empresas recorrem ao marketing digital para sobreviver ao COVID-19?
As empresas B2B, em particular, confiam no circuito anual de feiras e exposições para criar redes e construir relações com os clientes. Em setores que não são nativos do “digital”, eles também podem ser menos sofisticados em suas estratégias de crescimento digital e relacionamento com o cliente. Especialmente para empresas menores, acostumadas a conquistar novos clientes por meio de referências de boca a boca ou com a força de uma reputação conquistada com muito esforço, a perda delas é um choque.
As empresas maiores também estão agora na posição de terem potencialmente perdido milhões através de eventos cancelados. Eles não reduzirão as horas e as despesas gastas nos preparativos para este ano, mas as apólices de seguro e cancelamento flexíveis os deixarão com orçamento de marketing para destinar. O digital provavelmente será o vencedor aqui, e as empresas – incluindo aquelas que talvez não tivessem uma página Web e no Facebook antes – precisarão recorrer a campanhas de marketing social, marketing de conteúdo, SEO e influenciadores.
Obviamente, isso significa que existem oportunidades para serem adquiridas, se você é um fornecedor B2B em um setor que demorou a se adaptar ao marketing digital. Um fator chave na resiliência é a adaptabilidade. Se é padrão em seu setor sair e encontrar novos clientes pessoalmente antes de fazer negócios, adaptar pode significar a abertura de novos canais nas plataformas de mídia social ou na web, nas quais é possível fazer apresentações e promover relacionamentos. Nos próximos meses, seus clientes em potencial estarão menos abertos à ideia de deixar você entrar pela porta e apertar a mão deles – e ninguém realmente tem ideia de quanto tempo isso vai durar e se isso levará mais tempo do que se estima.
Estamos em tempos incertos, mas com o aumento do trabalho remoto e uma abordagem colaborativa, as empresas estão recorrendo aos canais digitais e adotando a transformação. Vimos um pico real nas últimas semanas de empresas que desejam criar ou atualizar sites, lançar novos canais de comércio eletrônico e criar campanhas de mídia social focadas em home office e um foco real no uso de influenciadores e SEO para alcançar novos públicos.
Estar confinado no escritório – ou mesmo em casa – em vez de viajar em visitas de vendas ou eventos, significa que os profissionais de marketing têm mais tempo para desenvolver estratégias digitais. Isso significa pesquisar onde seus clientes podem ser encontrados on-line e como diferentes abordagens e táticas podem afetar seu sucesso. Se sua organização anteriormente colocou esforços simbólicos nos canais digitais – porque, como muitas outras empresas, você construiu suas redes offline e isso sempre parecia funcionar – agora é a hora de revisá-las. Isso pode ser tão simples quanto atualizar seu site e suas páginas sociais ou uma abordagem mais inovadora.
Se os responsáveis pelos departamentos de marketing ou a própria diretoria das empresas virem os benefícios e oportunidades que os canais digitais podem oferecer, isso se tornará parte de seus planos de contingência de marketing a longo prazo. E é o que realmente se mostra necessário ante nossa atual realidade.
Certamente é verdade que as próximas semanas ou meses – ou por quanto tempo essa situação durar – serão momentos desafiadores para qualquer empresa que não esteja pronta para pensar em como substituirá as oportunidades perdidas.
A partir do momento em que as empresas passam a abordar a mudança para os negócios on-line e o marketing digital estrategicamente, não há razão para que ele sirva apenas como uma contingência, mas sim fornecendo valor a longo prazo quando o mundo “voltar ao normal”. E, é claro, isso tornaria as empresas mais resistentes a lidar com qualquer pandemia ou situação de calamidade futura.