Reunir estratégias inovadoras de marketing médico para práticas médicas pode ser uma tarefa assustadora e, muitas vezes, totalmente confusa.
A última coisa que você deseja fazer é tomar uma decisão errada e gastar tempo, dinheiro e recursos valiosos para descobrir que a iniciativa foi uma perda de tempo e ineficaz no desenvolvimento da prática.
É por isso que elaborei uma lista de estratégias de marketing médico das quais sua clínica não deve prescindir.
1. Otimize seu site para a experiência do paciente
Hoje, mais do que nunca, pacientes em potencial estão pesquisando na web por médicos e serviços de saúde locais.
O cenário que vislumbramos para o pós-pandemia é que pacientes começarão a se conscientizar mais sobre os cuidados com a saúde e, ao fazê-lo, se preocuparão cada vez mais em estabelecer uma relação de saber, gostar e confiar nos serviços médicos antes de entrar pela porta ou marcar uma consulta on-line.
Melhorar a experiência do seu paciente em seu site aumentará significativamente as ligações e a retenção do paciente.
O design do seu site deve ter recursos personalizados, velocidade de página rápida, ser compatível com dispositivos móveis e interativo.
A. Projetado para dispositivos móveis
A maioria das pesquisas é feita por meio de dispositivos móveis ou tablets, portanto, ter um design de site médico totalmente responsivo é crucial.
Confira este exemplo de cliente de atenção primária. Você pode ver o menu, uma frase de chamariz clara e o que eles fazem e um atalho para contato via Whatsapp bastando 1 clique do paciente.

Certifique-se de que o design do seu site inclua imagens e estruturas de site flexíveis.
O site de prática deve ser construído para todas as plataformas, de modo que você capture o número máximo de visitantes do site e não apenas se limite a pesquisas no desktop.
A velocidade da página pode ser o principal motivo para uma alta taxa de rejeição de seu site médico.
B. A velocidade é importante
A velocidade lenta da página do site irritará seus usuários online e os impedirá de permanecer em seu site.
Os sites que são difíceis de navegar com baixa velocidade de página proporcionarão aos pacientes em potencial uma experiência negativa.
Uma experiência negativa torna os usuários mais propensos a deixar seu site para ir para o de um concorrente. É fundamental avaliar e montar um plano para melhorar a velocidade da página do site para reduzir as taxas de rejeição e aumentar a conversão de leads.
C. Tornar Tratamentos e Serviços Visíveis
Layout de tratamentos e serviços de prática médica na página inicial.
Quando os pacientes visitam o site do seu consultório, eles devem encontrar todos os seus serviços e tratamentos rapidamente, se o seu consultório médico oferecer uma ampla variedade de serviços, selecione os principais procedimentos e serviços que deseja apresentar.
Fazemos marketing médico para esta clínica de otorrinolaringologia e nos certificamos de que seus principais serviços estão na página inicial.

Ao decidir quais tratamentos promover, pense em seu público-alvo ideal, diferenciais-chave e procedimentos de alta receita.
Use formulários de lead para tornar mais fácil para os pacientes solicitarem consultas e para criar uma chamada à ação para serviços de alta receita.
Ao criar formulários de lead no site, certifique-se de que sejam acessíveis e diretos. Os pacientes não querem preencher formulários longos e desnecessários para agendar uma consulta.
Seu site de prática precisa ser construído com palavras-chave e SEO médico adequado .
Para se manter competitivo e aparecer nos resultados de pesquisa, o design do seu site precisa ter todas as palavras-chave essenciais e uma estrutura de SEO adequada.
Um site de alto desempenho terá um SEO sólido e palavras-chave na base do design do site.
A otimização do mecanismo de pesquisa será construída página por página para todos os aspectos do site através da otimização de imagem, meta descrições precisas, tags H, estruturas de página e muito mais.
Um especialista em SEO médico gastará seu tempo construindo cada página de seu site de prática e fará uma pesquisa competitiva de palavras-chave para garantir que seu site esteja no topo dos resultados de pesquisa locais.
2. Investir em marketing de mídia social para médicos
O marketing de mídia social é uma parte essencial das grandes estratégias de marketing médico e o ajudará a compartilhar conteúdo e alcançar sua base de pacientes ideal.
O marketing de mídia social para médicos é um grande contribuidor para direcionar o tráfego para o seu site de prática médica ou odontológica e as classificações do mecanismo de pesquisa.
A mídia social ajudará as estratégias de marketing médico a atingir um público amplo e pode ser usada como uma ferramenta crítica de geração de leads.
Você sabia que a análise do Instagram dirá exatamente em que horas do dia seus seguidores estão mais ativos?

Essa é uma GRANDE vantagem para otimizar exatamente quando postar para garantir o mais alto nível de visibilidade.
Nem todas as plataformas de mídia social são iguais e nem todas as mídias sociais são adequadas para sua prática médica. Cada plataforma de marketing de mídia social é diferente e criada para um público específico.
Reservamos um tempo para avaliar os perfis de mídia social mais adequados para o marketing médico da prática com base no público-alvo e na composição do público-alvo de cada plataforma.
Você não quer perder tempo e energia preciosos em perfis que não alcançam seu público. Instagram tende a ser uma ótima opção para o marketing de uma prática de cirurgia plástica , estética ou marketing de dermatologia ; no entanto, o Instagram pode não ser uma excelente opção para o marketing da prática de urologia .
Para ter sucesso no marketing médico para médicos nas redes sociais, você precisa que o serviço:
- Seja organizado
- Otimizado corretamente
- Interativo
- Postagem regular
- Contenha imagens e conteúdo exclusivos da sua prática
- Crie uma continuidade de marca consistente
- Compartilhe conteúdo que direcione os pacientes ao seu site
Se você está investindo em conteúdo de vídeo, aqui estão algumas dicas fantásticas de SEO do Youtube para ter em mente ao postar novos vídeos.
3. Desenvolva uma estratégia de otimização de mecanismo de busca local
O marketing médico para médicos se tornou local.
Isso significa que você precisa investir tempo e energia para classificar seu site em um raio de 15-20 km ao redor de cada local para sua clínica.
Uma coisa importante é se você deseja classificar para ele localmente. VOCÊ PRECISA DE UMA PÁGINA PARA ISSO.
Essa é uma versão muito simplista, pois você precisa de páginas bem estruturadas e otimizadas para cada uma de nossas páginas principais de tratamento e serviços.
Outra dica crítica de marketing médico para SEO local é garantir que você tenha páginas individuais para cada local.
Se você for uma clínica médica presente em vários locais, desenvolva uma página de destino para cada local dedicado que você possui.
Certifique-se de incluir os seguintes itens na página:
- Mapa do Google Meu Negócio
- O nome da cidade na tag de título e na página várias vezes
- Nome, endereço, número de telefone, horário de funcionamento desse local específico
- Prestadores que atendem pacientes naquele local
- Uma breve descrição sobre esse local.
Siga estas dicas locais de SEO e você estará no caminho certo para superar seus fornecedores locais em pesquisa, o que é fundamental para uma estratégia de marketing médico bem-sucedida.
4. Corrija suas listagens de perfil de provedor
As listagens de empresas têm um impacto significativo no marketing médico e no SEO para médicos .
Suas listagens de negócios são as informações de contato comercial que são exibidas quando os pacientes procuram você online.
É vital reivindicar, verificar e otimizar suas listagens de negócios em todas as plataformas.
Listagens de empresas uniformes em todas as plataformas informam ao Google que as informações exibidas sobre sua prática médica são precisas.
Quanto mais diretórios e sites de resenhas contiverem as mesmas informações comerciais, o Google terá mais confiança para retornar seus dados em vez da prática do concorrente.

Basta dar uma olhada no gráfico de pizza acima.
As citações (também conhecidas como listagens de empresas) estão entre os 5 fatores de classificação local mais importantes para pesquisa.
As plataformas de listagem de empresas mais populares são Google, Yelp e Facebook, mas existem vários sites de listagem menores que são importantes para sua reputação.
No entanto, não se esqueça que, ao contrário de outras indústrias, no marketing médico, os fornecedores também têm perfis e os pacientes também os procuram.
Freqüentemente, os médicos mudam várias vezes ao longo de suas carreiras, o que pode causar erros e discrepâncias em suas listagens.

É essencial atualizar e unificar as listagens de seus médicos também.
Isso ajudará a fortalecer sua visibilidade para pesquisas como “cirurgião ortopédico perto de mim”.
5. Tenha uma estratégia de marketing de conteúdo ativa
O marketing médico para médicos depende de uma estratégia sólida de marketing de conteúdo. O marketing de conteúdo aumenta o tráfego geral do seu site, aumenta a busca orgânica, melhora o reconhecimento da marca e posiciona você como um líder inovador em sua especialidade.
Um blog bem estruturado e com bom desempenho pode e deve gerar até 50% do tráfego orgânico de um site.
Dê uma olhada em uma cliente de saúde da mulher:

Última atualização em 13/05/20
Como resultado das postagens no blog, eles agora estão em segundo lugar em alguns procedimentos buscados no Google e levam mais de 30 pessoas por dia ao site em busca de informações sobre eles.
Esse é o poder do marketing de conteúdo em suas estratégias gerais de marketing médico.
Aproveite os dados no centro de suas estratégias de marketing de conteúdo.
Você pode usar ferramentas gratuitas como o Ubersuggest para inserir palavras-chave para tópicos sobre os quais deseja escrever.
Ele dirá coisas como:
- Volume de palavras-chave
- Backlinks
- Classificação das páginas principais para essa palavra-chave.
Você pode usar essas informações para garantir que está escrevendo sobre tópicos que as pessoas estão procurando e dar uma olhada em que já está bem classificado e certifique-se de escrever uma postagem mais detalhada.
Além disso, lembre-se de que, quando se trata de marketing e conteúdo médico, as postagens de blog não são o único formato!
Existem dezenas de tipos de conteúdo envolvente que você pode desenvolver para atrair e envolver os pacientes.
O vídeo é um dos nossos favoritos pessoais.

6. O e-mail ainda é uma estratégia de marketing médico viável
Fique em contato com seus pacientes e visitantes do site com email marketing! O e-mail como parte de sua estratégia de marketing médico é uma ótima maneira de redirecionar os pacientes ou alcançar novos pacientes que expressaram interesse em um determinado procedimento ou tratamento.
Utilize o marketing por e-mail para criar pontos de contato com os visitantes do site de prática e compartilhar novas notícias, postagens de blog e informações relevantes da clínica. Aumente sua lista de e-mails de pacientes de prática encorajando os visitantes do site a se inscreverem para receber um boletim informativo.
Um boletim informativo ajudará você a compartilhar conteúdo mensal sobre sua prática médica e a manter sua clínica em mente para os pacientes.
7. Gerar novas avaliações de pacientes
Avaliações de pacientes são um dos 3 fatores mais importantes de SEO local quando se trata de classificações de pesquisa local.

Vamos voltar a este gráfico novamente.
Você verá que as avaliações estão listadas em um terceiro lugar, MAS considerando que o Google Meu Negócio está em primeiro lugar e as avaliações são um fator de classificação superior para o GMB; Acredito que seja a estratégia de marketing médico # 1 ou # 2 mais crucial para melhorar o SEO local.
Estudos mostraram que 68% dos pacientes em potencial formam uma opinião sobre sua prática médica , e seus médicos têm apenas cinco avaliações.
Ao escolher entre dois fornecedores, um paciente tem 91% mais probabilidade de selecionar o fornecedor com avaliações mais altas!
Isso é um grande negócio. 9/10 pacientes escolherão seu concorrente se sua reputação online for ruim.
O que isto significa? Avaliações de pacientes são uma forma essencial de converter pacientes em potencial e um grande reflexo da reputação de sua clínica médica.
Quando se trata de estratégias de marketing médico que geram avaliações positivas dos pacientes, precisam estar no topo da lista!
Recomendamos usar a tecnologia para garantir o sucesso na geração de avaliações.
Quanto mais você automatizar, mais sucesso terá ao gerar novas avaliações.
E mais crescimento você verá na busca local por seu marketing médico.
Contate-nos e saiba mais sobre nosso software de geração de análises de saúde .
8. Comece a criar vídeos
O conteúdo de vídeo criado por seus médicos é uma das formas mais poderosas e envolventes de conteúdo com pacientes em potencial.
O marketing médico em vídeo ajuda os médicos e os consultórios médicos a alcançarem pacientes em potencial e se promoverem facilmente.

O vídeo agora recebe taxas de engajamento substancialmente mais altas do que qualquer outro tipo de conteúdo, incluindo imagens e postagens de blog.
Além disso, o Youtube é propriedade do Google e é o segundo maior motor de busca online.
Oferecendo a você outro caminho para o crescimento da pesquisa para sua clínica.
Construir uma estratégia de marketing de vídeo irá ajudá-lo, conforme o médico a promover suas práticas, falar especificamente sobre as condições médicas e sua abordagem de tratamento e criar uma relação de saber, gostar e confiar com pacientes em potencial antes mesmo de eles entrarem pela porta.
Se você está lutando para encontrar tópicos ou ideias para sua primeira rodada de vídeos, recomendamos começar com o fruto mais fácil: as perguntas frequentes do paciente .
Pense nisso…
Como médico, você provavelmente recebe centenas de perguntas por mês de seus pacientes.
Basta anotá-los e posso garantir que você poderá rapidamente encontrar seis meses de tópicos.
A grande coisa é … você sabe que as pessoas estão se perguntando sobre isso!
Eu recomendo fortemente que você participe do treinamento em vídeo como parte de seu marketing médico para médicos.
9. Gere leads com o Google Ads e anúncios sociais
O espaço de publicidade digital é altamente competitivo, mas essencial para gerar leads e gerar novos pacientes para procedimentos de alta receita.
A publicidade digital possui várias plataformas, mas as mais populares são os anúncios do Google Ads e do Facebook.
Essas plataformas são os pesos-pesados quando se trata de publicidade digital para práticas médicas. Os anúncios de pesquisa e o gerenciador de anúncios do Facebook têm suas vantagens para direcionar pacientes em potencial.
Os anúncios baseados em pesquisa permitem que você segmente palavras-chave específicas na pesquisa e apresente anúncios para as pessoas em uma área geográfica específica, se você superar os concorrentes.

Acima está uma amostra de anúncios da rede de pesquisa de um psiquiatra em Manhattan.
O Gerenciador de anúncios do Facebook permite que você crie públicos altamente específicos para apresentar anúncios com base nos dados do anúncio do Facebook extraídos de seus perfis pessoais.

Acima está uma amostra de um anúncio de uma clínica americana de saúde da mulher com foco em dirigir em novas consultas de menopausa.
Levamos em consideração coisas como idade, geografia e interesses ao direcionar nossos anúncios.
Portanto, atingir apenas as pessoas que melhor se adaptam à base de pacientes em potencial de um procedimento específico que estamos promovendo.
A publicidade digital revolucionou a indústria de marketing médico com plataformas como Facebook e Google Ads.
Tanto a publicidade PPC quanto a do Facebook permitem que você personalize sua publicidade para atingir sua base exata de pacientes em potencial e fornecer rastreamento e análises específicas para obter grandes percepções sobre o sucesso do programa de publicidade.
Você pode não apenas personalizar seus anúncios de prática médica, mas também monitorar o ROI.
O Analytics o ajudará a ajustar os anúncios para melhorar os resultados com base nos dados recebidos.
A publicidade digital pode ser interativa e permite que pacientes em potencial se envolvam com anúncios, facilitando a captura de informações de contato e a conversão de leads.
Não só você pode usar a publicidade digital para gerar novos leads e conversões, mas também pode usá-la para aumentar seu alcance orgânico.
A publicidade do Google Ads e do Facebook são impulsionadores consideráveis na conversão de novos pacientes, aumentando os procedimentos de alta receita e aumentando a receita geral da prática.
11. Aumentar as referências de novos pacientes por meio do contato médico
As referências médicas podem ser a tábua de salvação de uma clínica médica, portanto, desenvolver um programa de marketing de ligação com o médico é essencial para manter relacionamentos fortes com as referências médicas.
O marketing médico bem-sucedido para médicos incluirá esforços para expandir sua rede de saúde e aumentar o crescimento de pacientes.
O marketing de ligação com o médico é especialmente adequado para hospitais, cirurgiões e práticas médicas especializadas porque sua base de pacientes é composta, em sua maioria, por referências de clínicos gerais.
Outras práticas médicas podem se beneficiar significativamente de ter um gerente de relações com médicos para ajudar a aumentar sua rede de saúde e se reunir com médicos locais.
Benefícios de um programa de marketing de ligação entre médicos:
- Representante de ligação médico qualificado para promover a prática
- Conecta a prática médica e médicos com médicos solicitantes
- Ajuda a apresentar novos médicos à comunidade de saúde
- Ele fornece uma maneira de agilizar facilmente os encaminhamentos para prestadores de cuidados primários.
- Ponto de contato acessível para encaminhar médicos em caso de dúvidas, preocupações ou quaisquer outras necessidades
- Diretor de marketing para prática
- Aumenta as referências de pacientes
- Aumenta os procedimentos de alta receita
- Aumenta a receita geral da clínica
- Fornece análises de referências médicas
- Avalia o crescimento da prática e cria uma estratégia de marketing
- Sucesso e ROI fáceis de rastrear
Saiba mais sobre nosso programa de treinamento de ligação de médicos online .
Resumo das estratégias de marketing médico
Dê uma boa olhada em cada uma dessas estratégias de marketing médico e formule um plano para implementar ou atualizar essas táticas em suas iniciativas gerais de marketing de saúde.
Se o fizer, acho que ficará bastante surpreso com a quantidade de crescimento de novos pacientes que a clínica experimentará.
A beleza é que muitos desses itens atuam diretamente uns com os outros, e a eficácia de um contribui dramaticamente com a do outro.
Como mencionamos, sempre que você adiciona uma nova campanha de marketing digital ao seu arsenal, teste e reteste mais uma vez para ter certeza de que está otimizando corretamente todos os aspectos da campanha.
Ligue para nós ou preencha um formulário e obtenha um anteprojeto de marketing para a sua clínica de forma GRATUITA onde veremos onde você está, o que você precisa fazer e o que seus concorrentes estão fazendo.
Esperamos que você tenha achado esses insights e dicas de marketing médico úteis! Obrigado pela leitura.
Marco Antonio Cabral
Digital Hype