(11) 3042-97-95   contato@digitalhype.com.br

Aplicativos e Conteúdo

Aplicativos e Conteúdo

O que são Progressive Web Apps?

Esses aplicativos não são entregues através da App Store, eles são apenas websites que “tomaram a dose certa de vitaminas.”

Esse tipo de aplicativo progressivo utiliza as capacidades dos navegadores modernos para entregar ao usuário uma experiência tão boa quanto a de um aplicativo nativo. Perceba que esses apps são diferentes de um app híbrido, que utiliza uma aplicação em HTML5 envolvida por um casco nativo, mas que ainda assim precisa ser instalado pela App Store.

As vantagens para o usuário


A principal vantagem para o usuário é a de não precisar se comprometer a baixar um aplicativo antes mesmo de saber se valerá a pena ou não. Esse é um dos maiores problemas dos apps nativos de hoje, e os progressive web apps prometem deixar essa barreira completamente invisível e gradual. Nada de ter que ir até a app store, esperar o download do app, abri-lo pela primeira vez ou ter que se cadastrar antes de começar a usá-lo.

Com a combinação da tecnologia certa (possibilitada pelos browsers mais modernos) e o design certo (um fluxo de engajamento que não tenha barreiras ou fricção), em pouco tempo as empresas podem começar a experimentar com essa solução híbrida e progressiva de aplicativos.

As vantagens técnicas


Além da vantagem para o usuário (não precisar passar por todo o processo de download e instalação do aplicativo nativo), os aplicativos web progressivos também apresentam algumas vantagens técnicas quando comparados tanto aos aplicativos nativos e aos aplicativos web:

§  Responsivo: se encaixa mais facilmente em qualquer resolução de tela.

§  Independente de conexão: com a tecnologia de Service Workers, o aplicativo pode funcionar até quando o usuário está offline.

§  Interações tão avançadas quanto de apps.

§  Sempre atualizado: o usuário não precisa “baixar uma atualização do app” de tempos em tempos. Como está tudo na web, na próxima vez que ele abrir o app a nova versão já estará lá.

§  Seguro: o conteúdo do app é servido com TLS para prevenir intrusos.

§  SEO-friendly: os mecanismos de busca conseguem encontrar o conteúdo dos aplicativos (o que consequentemente beneficia tanto os usuários quando as empresas).

§  Re-engajável (ops, tradução bizarra): os aplicativos web progressivos permitem enviar notificações aos usuários para trazê-los de volta à experiência com o passar do tempo.

§  Instalável: podem ser adicionados à home screen do celular, permitindo que os usuários “salvem” os aplicativos que eles considerarem mais úteis ou importantes.

§  Linkável: mais fáceis de compartilhar conteúdo ao enviar o link para alguém.

WhatsApp chat
× Como posso te ajudar?